quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lipor


No passado Sábado fui fazer uma visita à Lipor, integrado numa acção organizada pela Ordem dos Engenheiros.

Para quem não sabe, a Lipor é o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, o que traduzindo significa que é a entidade que trata da recolha, separação e eliminação dos lixos dos concelhos da Área Metropolitana do Porto (à excepção de Gaia, que não sei muito bem porquê, está fora disto). Porém, aspecto de lixeira é coisa que não tem, até porque os espaços são muito agradáveis e estão bem enquadrados.

De uma forma geral, a Lipor tem quatro grandes áreas de acção, divididas por dois locais situados em Ermesinde, (Lipor) e Maia (Lipor II):
• Valorização Energética (produção de energia eléctrica a partir do lixo doméstico) – Lipor II
• Valorização Orgânica (produção de adubos a partir do lixo orgânico) – Lipor I
• Reciclagem – Lipor I
• Horta da Formiga – Lipor I

Quem quiser saber mais sobre isto, basta que consulte o website www.lipor.pt, porque não falta lá mesmo nada. Há vídeos, fotografias, jogos e até mesmo a hipótese de se marcarem visitas às instalações. Para os mais novos há algo ainda mais interessante, a Horta da Formiga (www.hortadaformiga.com), onde se pode aprender a reciclar, fazer compostagem (transformação de lixo orgânico em adubo natural), cozinhar, etc… A não perder!

1 comentários:

Telma disse...

Eu conheço uma pequena parte da Lipor e, sem dúvida, é um exemplo a seguir!
Eu trabalho directamente com a ERSUC na câmara e... esta empresa está a anos-luz da Lipor. Chega a ser mesmo uma vergonha!!!