quinta-feira, 11 de junho de 2009

Afinal foram 62 km

Depois de muitas desistências, fomos 5 os resistentes que se lançaram no 10 de Junho, no passeio de bicicleta Esmoriz – Cais de Gaia – Esmoriz: eu, a Joana, o Mário, o Fox e a Ana. A Cláudia levou ainda o Duarte e a Ana de carro, uma boa maneira para eles poderem participar e também de prestar algum apoio.

Saída


Saímos quase às 11:00, bem depois das 10:00 combinadas. A Ana decidiu trazer uma bicicleta dos chineses e a Joana tinha um travão que travava sem ser solicitado, pelo que tivemos que fazer umas pequenas afinações antes de partirmos. O Trix e a Gisela apareceram “à socapa” em casa do Mário, momentos antes da partida, apenas para se certificarem se realmente íamos com aquela chuva que caía no momento (para a próxima têm mesmo que acreditar!).

Até Espinho apanhámos chuva. Nada muito forte mas o suficiente para encharcar os impermeáveis, principalmente aqueles que não o eram! À saída de Espinho tentámos aumentar a pressão do pneu traseiro da Joana, mas o resultado foi o contrário, porque o pneu ficou completamente vazio. Contudo, depois de alguma ginástica e umas bombadas fortes do Mário (o cárdio-frequencímetro até começou a apitar), lá conseguimos solucionar o problema.

Seguimos viagem e encontramos o Luís Filipe Menezes algures na Aguda, já em pré-campanha. Mas, qual o nosso espanto, quando o voltámos a encontrar mais à frente, na Madalena, na inauguração de um pequeno parque infantil. A teoria da pré-campanha estava confirmada! Estavam cerca de 22 Km percorridos e aproveitámos para reabastecer no carro de apoio; o rio Douro já estava ali à vista. O mau tempo tinha a vantagem de nos dar vento de Sul, o que para o percurso de ida foi muito proveitoso, só que na volta...

Chegámos a Gaia por volta das 13:00, e fisicamente estava tudo ok, com excepção de alguns rabos já meio doridos. Encontrámos um tasco para almoçar que aceitasse o nosso aspecto de mendigos e cheiro a homem do lixo. Melhor não podia ter sido: espaço para guardar as biclas e uma sala só para nós no 1º Piso (também não cabia lá mais ninguém). O congelador onde estavam parte dos alimentos que íamos comer estava mesmo ali atrás de nós, e para que não houvesse tentações, estava mesmo trancado a cadeado. Foi tudo corrido a peixinho grelhado e bifes, e sempre que queríamos mais alguma coisa bastava batermos com força com os pés no chão, o empregado aparecia em 3 tempos.

Almoço


Pagámos a conta e seguimos os 5 para o Porto, para dizer que pelo menos tínhamos chegado até lá. Foram mais meia dúzia de metros mas que valeram bem a pena.

Porto


Iniciámos o regresso por volta das 16:00, com alguma chuva também no início. Como previsto, o vento de frente dificultou-nos muito a vida. A Joana começou a ter receio de uma recaída na lesão dos tendões do Brad Pitt, a Ana começou a ter dores nos joelhos, o Mário começou a perguntar-me quantos quilómetros ainda faltavam de 100 em 100 metros e o Fox já estava farto da arrastadeira dos CTT (no percurso de ida tinha trocado com a Ana). Eu ainda estava numa condição razoável mas o rabo já estava em sangue...tenho mesmo que comprar um selim ou uma capa anti-hemorróidas. Perto dos 45 Km a Ana decidiu parar por ali a passeata, pelo que seguimos os 4 até Esmoriz. O vento acompanhou-nos sempre e limitamo-nos a cumprir o percurso nas calmas, sem grandes loucuras. Chegámos a Esmoriz às 19:00 e ainda houve tempo para comer o resto do farnel em casa do Mário.

Se não fosse o vento, tenho a certeza de que o regresso teria sido bem mais fácil, mas para a próxima será certamente melhor. Se não houver ideias melhores, vamos a S. Jacinto da próxima vez.

6 comentários:

Jane disse...

Quando conto os kms ainda não acredito que os fiz! As provas estão nas dores nas pernas, mãos e especialmente trapézios (costas)!

Mas tenho uma ideia melhor: arranjar daquelas biclas de 2, e eu vou atrás (a descansar) :D

João Plácido disse...

Eu cá acho que existe uma solução ainda melhor, à La Trix! Vamos de carro para o topo da Serra da Estrela e descemos até à Covilhã, sempre são quase 20 km sem esforço nenhum!

Anónimo disse...

Bem.. eu prometo que da proxima vez vou tentar arranjar uma bicicleta melhorzinha pra ver se chego até ao final e não obrigo o Fox a fazer o triplo do esforço!! :P Fico à espera do proximo passeio (que espero que seja menos violento pra certas partes do meu corpo!! :S)
Ana

Telma disse...

Olá a todos.
Foi uma pena não ter participado nesta aventura!
Vamos lá marcar uma nova saida de "bicla" para nós (eu e o Miguel) participarmos.
Fomos fazer umas mini-férias, pois estava mesmo a precisar de relaxar!
Bjs

João Plácido disse...

O Mário ultimamente tem andado a treinar para a Volta a França e eu vou tentar subir à Torre um dia destes. Mesmo assim, havemos de organizar outra coisa do género, e se possível com menos chuva! Contudo, antes disso, estou a pensar fazermos um dia de canoagem. Já fiz duas vezes: um dia inteiro, barcos de duas pessoas, metade do tempo a remar e a outra metade a tomar banho, comer ou até mesmo dormir. Que achas da ideia?

Telma disse...

Canoagem?
Alinho!
Marca lá um dia e o local!
Fico à espera!
Beijo grande.