quarta-feira, 10 de junho de 2009

ROC – Race of Champions

Realizou-se no passado fim-de-semana, no Estádio do Dragão, a Corrida dos Campeões. Para a malta da velha guarda que se lembra de ver este evento nas Canárias, numa pista de terra (e um pouco de asfalto na zona da partida), isto sabe a pouco. Não há poeira no ar, carros a capotar, nem pára-choques arrancados. É claro que este novo modelo abre as portas a mais pilotos, mesmo fora do desporto automóvel.

Fotografia do Estádio


A competição realizou-se no Sábado e Domingo, e tinha como principal objectivo a qualificação de um País para a final, a realizar no Estádio Olímpico de Pequim. Em Portugal participaram as equipas de Portugal, Espanha, Mónaco e Itália. No Sábado houve ainda duas competições, uma ganha pelo Miguel Barbosa (Race of Champions Portugal) e outra ganha pelo Andy Priaulx (Race of Champions Legends)...enfim, tiverem o valor que tiveram.

O prato forte foi mesmo no Domingo, apesar de pouca gente no Estádio (o futebol continua a assassinar todas as outras modalidades que se realizem neste país). Na primeira competição, o Armindo Araújo, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa e Filipe Albuquerque trataram de arrumar com os espanhóis Dani Sordo, Calos Sainz, Alguersuari, e Vallejo na Race of Champions Iberia. Sem dúvida o melhor momento da tarde, até porque derrotar os mouros tem sempre outro sabor.

1ª vitória do Filipe Albuquerque


2ª vitória do Filipe Albuquerque


Contudo, ainda nas eliminatórias o José Pedro Fontes tratou de cortar a relva ao Pinto da Costa!

Pião de José Pedro Fontes


Na segunda e mais importante competição, perdemos contra os monegascos Emanuele Pirro e Clivio Piccione logo ma primeira eliminatória. Estes dois tipos foram os que menos rodaram na pista, mas chegaram para nós e depois para os espanhóis que foram derrotados na final. Um balde de água fria é certo, mas a vitória aos espanhóis já ninguém nos tirava!

Nos intervalos houve ainda tempo para ver um saudoso Audi Quattro do Grupo B (um som inconfundível!) pilotado pela Michéle Mouton, a única mulher a vencer provas no Campeonato do Mundo de Ralis e um artista a pilotar um carro com vida própria.

Audi Quattro do Grupo B


Um artista dos diabos


Um bom espectáculo, que estou certo muito mais gente gostaria de ter assistido.

0 comentários: